terça-feira, 31 de março de 2009

Convite Calzone US TOP party

Pensando nos divertidos flyers da Calzone e nos antigos anúncios da US TOP, decidi misturá-los para criar um possível convite para a festa.

ilustradores

Também tenho algumas sugestões de ilustradores... :)
Aqui, o pessoal do Estabelecimento www.estabelecimento.com.br




































aqui algumas ilustrações do Haroldinho www.chacundum.com ou www.visorama.tv usando muita tipografia. acho essa onda da mistura com tipografia legal porque pode ser tornar mais um meio de comunicação, bem literal, divertido e que gera mil possibilidades - letras de músicas (aproveitando a temática "música comunica"), dicas de conservação (1kg de papel é = X árvores), como cuidar do seu jeans, etc...





































Haroldinho e o Kitinete Bar em Curitiba. Uma intervenção desse tipo na festa pode ser bem interessante. Acrescentaria ainda mais todo o cenário das fotos da campanha.













segunda-feira, 30 de março de 2009

US TOP Disco Dance


A campanha da Festa US TOP tem que ter trilha sonora bem pensada. Cds com os principais hits da festa poderiam ser distribuidos aos convidados e depois servir de brinde para quem compra o jeans. Como se as pessoas pudessem levar um pouco da festa para casa.

Parece que em 79 já haviam pensado em algo semelhante!

Achei no blog 70disconights o que seria o US TOP Disco Dance

01. Sister Sledge - We are family
02. Joy Fleming - The final thing
03. Pointer Sisters - Happiness
04. Gino Soccio - Dancer

05. The Trammps - Soul bones
06. Narada Michael Walden - I don't want nobody Else (To dance with you)
07. Flayng Brothers - The flying sequence


O set list atual da US TOP poderia ser feito pelos djs da festa Calzone, seguindo o estilo de música da festa.

Também poderíamos ter uma ou duas bandas convidadas, como já comentamos em posts anteriores. Meu palpite é termos bandas modernas e novas para associarmos essas qualidades à marca.

Fiquei muito com a idéia do retrô 70/80 que as campanhas antigas da US TOP trazem. Acho que a trilha sonora pode ter um toque retrô. Existem várias bandas novas seguindo essa tendência de revival e mesmo a festa Calzone tem essa ca
racterísca em seus flyers (postados pela Mel) e também em seu som, que é bem eclético, misturando tudo o que for divertido para a pista.

O Brasil tem lançado, até internacionalmente, algumas bandas novas e alternativas boas de pista e cheias de atitude. A mais famosa é a Cansei de Ser Sexy, ou CSS, que mistura
influências de rock, pop e música eletrônica. A ex-vocalista da banda, Lovefoxx, inclusive já teve seus momentos de ícone fashion em revistas internacinais.


Na mesma linha, temos a galera do Bonde do Rolê, que usa as batidas do funk carioca, mistura com rock, axé, forró e o que mais for possível.

Outras bandas supernovas estão surgindo para serem aproveitadas. A Copacabana Club, por exemplo, é citada no site rrurl cita como a melhor banda nacional do momento: "Sua mistura eletrônica de rock, disco, electro pop e disco punk tem aquela rara capacidade de alegrar rádios e pistas". Porém, a Levis já incorporou Copacabana Club à sua marca.
Eles tem o projeto
Levi's Music, que já tem outras bandas alternativas na lista, como Garotas Suecas.

O site rrurl tem várias novidades musicais, a Trama Virtual também dá para descobrir coisas bacanas e, claro, o
myspace.



http://www.myspace.com/canseidesersexy
http://www.myspace.com/bondedorole
http://www.myspace.com/copacabanaclubmusic
http://www.myspace.com/garotassuecas
http://www.myspace.com/thetwelves
http://www.myspace.com/bossindrama



Adidas Party




Uma campanha que funcionou como grande referência para a nossa é a que a Adidas lançou para comemorar os 60 anos de Solas e Listras.

Eles convidam para uma festa que vai desbancar todas as outras. "Do estilo esportivo à moda urbana, vestimos o mundo com as três listras". O trabalho é incrível, as fotos, os vídeos, as festas, tudo muito divertido.

O ambiente é de uma festa em casa (house party), em que os convidados celebram o espírito da Adidas e a originalidade. Entre eles estão personalidades como o jogador de futebol David Beckham, a cantora Katy Perry, a rapper Missy Elliott, o skatista Mark Gonzales, a banda The Ting Tings....

A ótima música de fundo é a “Beggin”, de Frankie Valli & The Four Seasons (Pilooski Re-edit).


O importante de uma campanha como essa é o potencial de gerar marketing viral. Como vimos nos posts abaixo, até uma paródia da festa foi feita com os Simpsons!

Também fizeram uma outra festa com a banda Ting Tings e uma guerra de tintas por cima de looks branco total Adidas que gerou vídeos com um efeito maravilhoso.

Aí vai o clipe oficial para inspirar:

Party Culture


Referências para a linha de campanha de relançamento da US TOP baseada na idéia da "festa".

(resumo do conteúdo do blog www.gigixkiddo.blogspot.com)

Como foi proposto pela Mel, a US TOP faria uma ação de mkt com a festa carioca Calzone, que é bem hype na cidade e tem um estilo divertido, alternativo e meio retrô que pode ser associado à marca.


-- Personalidades divertidas, estilosas, do mundo da moda, música, esporte, por exemplo, poderiam estar na lista de convidados.


-- Como convite, os convidados receberiam calças US TOP para vestirem na festa em que, cada um com seu estilo, seriam fotografados para a campanha e editoriais.

-- Uma referência forte para a estética "festa" (party culture) + fotos de pessoas reais e life style é o site do fotógrafo californiano Mark Hunter, http://www.thecobrasnake.com/partyphotos.html. Seu estilo de fotografia, com uma luz bem pontual em cima dos personagens curtindo as festas poderia ser o estilo de foto de nossa campanha e, talvez, o próprio Mark Hunter ser nosso fotógrafo.

-- Outra idéia seria termos meninas "reais", conhecidas na internet por seus blogs e fotologs com fotos em festas e nas ruas, como divulgadoras da marca. A melissa já teve uma
campanha parecida, que usou quatro fotologers famosas na internet como modelos. Acabou lançando nacionalmente a Marimoon, que virou VJ da MTV e, mesmo não estando mais na atrelada à marca, ainda gera marketing espontâneo para ela.

Nas fotos, Cory Kennedy e Mark Hunter. Ela é o "case" de sucesso dele, it girl da i
nternet e personalidade fashion do estilo "party culture".

Ilustradores

Gente, fiz uma pequena pesquisa sobre os ilustradores que poderiam contribuir para um design bacana das sacolas, tags, alguns detalhes do catálogo, etc... Como essa proposta dos ilustradores vale para as duas idéias vou postar nos dois sites. Esbarrei com três ilustradores que achei bem interessantes em com estilos diferentes. Eles são:
Nelson Provazi - www.nelsonprovazi.com



Petite Poupée 7 - www.flickr.com/photos/petitepoupee7

FleshBeck Crew - www.fleshbeck.com.br




Eu acho que o primeiro estilo daria uma misturada em estilos e formas, as colagens podem ser de coisas bem modernas como a marca pede. Já o FleshBeck acho que cai para algo mais colorido e por ser grafitti já é moderno por natureza. E a Petite POupée 7 que também é grafitti porém, tem traço mais delicado faz o contraponto mais suave.
Vale muito a pena ver o sites de todos!





quinta-feira, 26 de março de 2009

UsTopPop

Ao pensar no pojeto US TOP que é um reposicionamento da marca, a primeira coisa me veio na cabeça foi DIVERSÃO. Entre as muitas possibilidades de diversão, uma festa bacana, amigos, boa música num ambiente agradável e um visual adequado me pareceu perfeito para se comunicar com os jovens de hoje. A partir daí, chegar na festa CALZONE foi fácil.
Um grupo de amigos Dj’s atuantes nos mercados de publicidade, moda, fotografia, direção de arte, marketing e eventos se juntaram para fazer uma festinha ‘só para amigos’, depois ‘amigos dos amigos’ e hoje é uma das mais concorridas e esperadas festas do Rio de Janeiro. Temática e intinerante, a Calzone reúne em cada encontro jovens loucos por diversão com música de qualidade inquestionável e bons amigos. Atingem um público descolado e formadores de opinião.
Usando o princípio temático da festa, minha proposta é fazer uma ação com os produtos US TOP nos convidados. O tema da festa seria o Jeans, produto do nosso cliente. Os convidados estariam usando alguma peça US TOP – calça, short, jaqueta, etc.
As fotos da campanha seriam feitas durante a festa por fotógrafos do universo street, dando um look camera digital point and shoot, proporcionando realismo e reforçando a estética da campanha – diversão e realidade.
Os videos seriam feitos também por pessoas no universo street, com suas cameras digitais.
Os modelos seriam os próprios convidados. O make-up seriam feito pelas próprias convidadas que se arrumariam normalmente, tudo muito natural, como já fazem mesmo.
Para a divulgação, pensei em fazer um Blog da campanha onde seriam postadas as fotos e os videos. Youtube, Fotologs, Flickr são alguns veículos ponderados para divulgação da campanha.
Ainda sobre divulgação, alguns produtos como postais(Mika) e Wallpaper são possibilidades que atendem ao público jovem, são eficientes e com custo baixo.
Levado em consideração o clima retrô uma vez que estamos falando de uma marca dos anos 70 e aproveitadno o gancho da utilização das campanhas anteriores do cliente, pensei no desenvolvimento de cadernos onde a capa seria um foto da campanha. Tendo como referência os cadernos feitos nos anos 80-90 pela Tilibra onde eram sempre jovens com seus carros ou motos. A idéia é adaptar para a nova realidade.
Trazendo nosso cliente mais ainda para os dias atuais, tanto os cadernos como os postais e convites seriam desenvolvidos com papel reclicado.
Numa ação como esta que tem como base pessoas reais como ‘modelos’, deve-se levar em consideração o que isso significa em relação a uso de imagem. Todas as pessoas envolvidas na festa estará sujeita a ser fotografada ou filmada para a campanha e deve ser previamente autorizado – uma opção de autorização prévia é ter no convite um Termo de Autorização de Uso de Imagem.
Havendo a necessidade de se pagar cachê, pode ser feito uma proposta de reverter o cachê em mudas a serem plantadas pelo cliente em conjunto com alguma ONG.
Sobre o convite, uma idéia que surgiu na última aula é ao ser feito o r.s.v.p, o convidado deve informar o seu tamanho para que seja providenciado o produto que ele deverá usar na festa.
Outra idéia é dar ao convidado a opção dele intervir na peça. Um sugestão é fazer um kit que vai junto do convite com ítens que ajudem nessa intervenção da roupa ou montar uma ‘oficina’ no dia da festa.

A Calzone é um produto da Tecla Music, vale uma espiada no blog http://teclamusic.blogspot.com/ e no site http://teclamusic.com

U.Stop. Come to Us Top

os cauzadores...






e os cauzados...




UsTopPop_FlyersCalzone

alguns dos flyers incríveis da calzone...








Repercussão da festa

A Festa da Adidas que a Gilda posou fez tanto sucesso que uma paródia dos Simpsons está circulando pelo youtube, gerando mais mídia e curiosidade em cima.

http://www.youtube.com/watch?v=J-6Z4Yza2r0

quinta-feira, 19 de março de 2009

Imagens dos shows da Cantão e Hilfiger





PROJETO USTOP

Para mim, a reposição da marca vai muito alinhada `a  idéia da Mel da festa, porém, eu abrangeria um pouco mais.

Para o lançamento da marca, a festa Calzone é uma ótima opção, porém, para que as pessoas usassem de fato o jeans ustop eu faria que este fosse o convite da festa.

De repente, colocaria algumas pessoas fazendo customização na hora  da peça.

Uma outra ideia, seria fazer literalmente uma releitura dos antigos anúncios. Onde estava um walkman, entraria um IPOD e assim por diante. Essas imagens antigas e novas poderiam ilustrar por exemplo a porta do banheiro feminino e masculino da festa. 

O convite da festa poderia ser nesse estilo "capa de caderno" também.

Fora a festa de lançamento, eu fotografaria pessoas em diferentes ocasiões.

Uma outra associação que traria a marca para bem perto da realidade atual dos jovens seria fazer como a Cantão aqui ou a Hilfiger lá fora, que associaram as marca a bandas novas, moderninhas, que fazem sucesso com os consumidores formadores de opinião que as marcas visam atingir.